Choose language
Weather Refresh
Oops, No Weather For Now!
Information

Hi, this is Guilherme Suzuki speaking! I'm 34 years old and have been working with information technology since 2003.

Specialized in Microsoft programming languages and tools, I'm also very fond of the Linux world, having worked in projects involving the platform.

I really hope you enjoy this new website and its content, not only IT-related stuff.

+1 (647) 781 7390
  • Estatística de Acesso para o seu Website

Antes de começar...

Sempre quando se fala sobre Cross-Site Scripting, uma série de recomendações é feita para que você evite essa possibilidade no seu website (ou aplicação que gerencie o conteúdo para um website). Num guia rápido que escrevi no BlogDoIF sobre algumas tags importantes do ASP.NET clássico, há algumas delas que nos auxiliam a evitar o Cross-Site Scripting de informações de fontes da aplicação (e evitar que scripts maliciosos sejam executados nos PCs alheios).

Como habilitar estatísticas de acesso em seu website!

Ok! Se você leu a primeira parte deste post, pode estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com o tema? Tudo, oras... há um site muito legal chamado whos.amung.us, oferecendo widgets para incorporar em qualquer website! E apartir disso, o próprio widget do whos.amung.us vai criar um endereço de referência pra você monitorar os acessos feitos ao seu website.

E isso é feito com um Cross-Site Script! (Só que inofensivo e bem cool)

Acessando o menu widgets (http://whos.amung.us/showcase/) do whos.amung.us, você terá várias opções para exibir o contador de acessos simultâneos (classic, colored, small e tab widgets). Vamos utilizar a opção TAB WIDGET...

whos.amung.us :: Tab Widget

A coisa é tão simples que o seu trabalho se resumirá a configurar o local onde você deseja que TAB WIDGET seja exibido (Top, Center e Bottom, lado Esquerdo, lado Direito ou o Rodapé da página), copiar o javascript e adicioná-lo junto aos outros javascripts no HEAD da sua página. No caso deste website, eu optei pelo COLORED WIDGET para selecionar a cor e também colocá-lo num ponto específico da minha página. A única diferença pra mim foi colocar o javascript do widget no elemento HTML final do layout, ao invés do elemento HEAD no html.

Assim que você acessa o endereço do seu website, essa forma de Cross-Site Script entra em contato com o site da whos.amung.us, cria um novo javascript na página (olha o termo Cross-Site Scripting aparecendo novamente) e faz com que um atalho exclusivo seja disponibilizado para o controle de estatística de acessos (sem cadastro ou registro nenhum). Tudo ocorrendo bem, você pode acessar o dashboard, clicando no widget diretamente do seu website.

Não bastasse nos poupar do trabalho entediante de contabilizar os acessos, criar páginas para monitorá-los, etc. whos.amung.us disponibiliza a distribuição dos acessos num mapa, conforme a figura abaixo:

Divirtam-se! smile

Comments (1)